Circuitos Pedestres (Botânicos ou Históricos)

Percursos Botânicos :: Mapa geral

Estes percursos botânicos foram traçados tendo em vista proporcionar uma boa imagem da diversidade arbórea da Mata. Não é possível passar por todas as espécies, pois existem pelo menos 400 autóctones e 300 introduzidas.

Percurso Botânico 1 - Árvores com placa branca
Duração aproximada: 1h 30m

Percurso Botânico 1Início:
O percurso 1 começa na Fonte de São Silvestre onde encontrará a árvore
1. Siga em frente, vire à esquerda, desça os degraus, passe pela Cascata e encontrará as árvores
2 Árv. 2- Foto, 3 Árv. 3 - Foto e 4 Árv. 4 - Foto. Uma vez na estrada, procure à direita a árvore 5. Volte à estrada. Vire à direita, tome o caminho seguinte à direita e encontrará a árvore6. Retorne à estrada, mesmo em frente, do outro lado, está a 7, enrolada no tronco de outra. Seguindo o caminho encontrará a árvore 8 à direita. Desça os degraus e vire à esquerda na primeira oportunidade. Antes do regato desaparecer sob o caminho, pode encontrar a árvore 9 à direita, afastada do caminho. Continue até à primeira cortada à esquerda que o trará de volta para a estrada. Vire à direita, depois, na segunda à esquerda (sinal trânsito proibido) suba o caminho que leva à casa, mas antes de lá chegar vire à direita e em seguida à esquerda. Ao encontrar o depósito de gás, suba o caminho à esquerda. No cimo, vire à direita, siga ao longo do caminho, à esquerda, encontrará a árvore 10. Continue e vire à direita quando os caminhos se encontram. Neste caminho, à esquerda, está a árvore 11 Árv. 11 - Foto, logo seguida da 12. Volte ao caminho que acabou de descer, passe o muro, à direita, está a 13 Árv. 13- Foto. Suba os degraus que levam à Fonte Carregal e os degraus à esquerda dela, onde está a árvore 14. Daqui, vire à direita, encontrará a 15 à esquerda do caminho. Continue, passando por três capelas à esquerda e a Varanda de Pilatos à direita, chegando após a ermida de S. José à árvore 16 Árv. 16- Foto , que é a mais antiga da floresta. Desça os degraus até à Av. do Mosteiro, vire à direita, entre a Fonte da Samaritana e a Capela de São Pedro está a árvore 17 Árv. 17- Foto. Siga até ao final da Avenida, tome o caminho que sobe à direita, entre o 3º e o 4º degrau encontrará a 18. Volte à Avenida e, indo na direcção do Palace Hotel, pode ver, antes do segundo candeeiro, as árvores 19 e 20 Árv. 20 - Foto. A seguir ao sinal de "Parque" está a 21, seguida pela 22 Árv. 22 - Foto mesmo atrás do quiosque.
Fim do percurso 1.

Percurso Botânico 2 - Árvores com placa azul
Duração aproximada: 1h 00m

Percurso Botânico 2Início:
O percurso 2 começa no quiosque junto do Palace Hotel. Caminhe na direcção do canto superior direito do jardim, onde encontrará a árvore
23 Árv. 23 - Foto. A 24 é a que faz lembrar um chapéu gigante. Seguindo o caminho, suba os degraus, onde pode encontrar a 25, suportada pelos pilares do passeio. Daqui, suba os degraus, virando à esquerda e siga pela estrada. Tome a primeira entrada à esquerda e circunde o tanque, encontrando as árvores 26, 27 e 28. A 29 está após a sebe. Desça os degraus e volte à direita, atravessando o parque de estacionamento. Na estrada vire à esquerda. A árvore 30 está situada nos jardins à sua direita. Desça os degraus que levam às Estufas, ao fundo. Siga ao longo do caminho das estufas, à sua direita, encontrará a árvore 31, atrás dela está a 32. Em frente à maior estufa está a 33. Vire à esquerda, continue pelo caminho e encontrará a árvore 34. Siga em frente, entre o campo de ténis e as gaiolas, ao chegar ao caminho, vire à direita. À esquerda, crescendo dentro da gaiola, está a árvore 35, mesmo em frente encontra a 36. Continuando pelo caminho vai encontrar a árvore 37 mesmo em frente. Um pouco à direita, junto à estrada, estão as árvores 38 Árv. 38 - Foto e 39. Volte à árvore 37, suba os degraus e vá em direcção ao edifício dos Serviços Florestais, ao atingir a estrada encontrará um lanço de degraus à sua esquerda, suba-os e no cimo verá a árvore 40 Árv. 40 - Foto.
Fim do percurso 2.

Percurso Botânico 3 - Árvores com placa amarela
Duração aproximada: 1h 00m

Percurso Botânico 3Início:
O percurso 3 inicia-se em frente ao Convento. Desça a estrada principal até à terceira pequena curva à esquerda. À direita da curva encontrará a árvore
41 Árv. 41 - Foto, para ler a placa identificativa, suba os degraus, à esquerda encontrará a árvore 42. Atravesse a estrada e desça os degraus para encontrar a árvore 43, que é o maior eucalipto do Buçaco. Desça os degraus para o Vale dos Fetos, onde pode encontrar numerosos exemplares do feto 44. As placas identificativas estão no primeiro feto à esquerda e noutro mais adiante, também à esquerda mesmo antes do lago. À direita, junto ao caminho, está a árvore 45. Continuando pelo Vale, encontrará a 46 Árv. 46- Foto à sua esquerda. Avançando na direcção da estrada, encontrará, no centro da entrada para a Fonte Fria, a árvore 47 Árv. 47- Foto. À direita desta e atrás do sinal de trânsito está a 48. Volte atrás, à direita de quem desce, encontrará a 49 inclinada sobre o lago. Dirija-se à Fonte, antes dos degraus, estão as árvores 50 e 51 à sua direita. Ao fundo dos degraus, à esquerda, está a árvore 52. Suba os degraus pelo lado esquerdo e aproximadamente a dois terços da subida, encontra a árvore 53. Passe para o outro lado da Fonte e desça aproximadamente dois terços dos degraus para encontrar a 54. Ao fundo, vire à esquerda, mesmo em frente da segunda mesa está a árvore 55, em frente a esta está a árvore 56. Desça os degraus em frente, atrás da indicação de "Sanitários", está a árvore 57. Prossiga pelo caminho ao lado do lago e desça o Vale dos Fetos, no segundo lago pode ver a árvore 58, que está na ilhota. Em seguida vire à esquerda na placa indicando "Luso, Portas das Lapas", mesmo à esquerda está outra placa identificativa de feto 44. Siga pelo Vale dos Fetos para a Porta das Lapas e vire à direita, nesta parte do percurso pode observar muitas espécies típicas, que não se encontram em muitos locais da Mata, tente identificá-las. Em seguida, tome a primeira cortada à direita, dando a volta por detrás da Casa do Guarda para encontrar a árvore 59 a mais alta desta espécie em Portugal.
Fim do percurso 3.

Duração aproximada: 3h 00m

Percurso Histórico 1

Início do percurso 1:
Comece no quiosque junto ao Palace Hotel. Desça a encosta pela estrada principal, passando os prédios à direita. Antes da curva acentuada à esquerda, desça os degraus junto ao eucalipto gigante. Desça o vale dos fetos passando o primeiro lago. Chegando ao segundo lago, contorne-o pela direita, passando pela ilha. Já no caminho principal, siga sempre em frente subindo a encosta até à estrada. Logo à esquerda, siga para o cruzeiro pelo caminho indicado pelo sinal. Regresse à estrada e vire à esquerda, descendo-a até chegar à casa do guarda. Tome o caminho à esquerda (sinal de sentido proibido) e siga-o até ao cruzamento. Tome o caminho de baixo e siga-o, ignorando um desvio à esquerda. À direita do cruzamento estão as portas das lapas. Tome o primeiro caminho à direita. Suba a encosta e, no quarto cruzamento, vire à direita, seguindo para o caifaz onde pode desfrutar de uma bela vista. Siga o sinal que indica Portas de Coimbra. Suba os degraus à direita e continue até à casa. Contorne a casa até às portas de Coimbra. Esta era a principal entrada do Buçaco. Na parede pode observar duas bulas papais, datadas de 1622 e 1643, proibindo a entrada de mulheres e o corte ou danificação de árvores. Boa vista sobre o vale. Volte ao caminho principal, suba o primeiro caminho à direita até à capela de Santo Antão, passando a capela do Passo de Herodes. Volte às Portas de Coimbra, desça ao lado da casa. No primeiro caminho à direita, passe os degraus, atrevesse o caminho principal e desça novamente os degraus. Volte ao caminho principal à direita. Passe as ruínas da ermida do Sacramento e suba até ao P. Anás. Vire à esquerda, desça e atravesse a porta de Siloé. Seguindo em frente passe a porta de Cedron à direita. Continue descendo e, ao fundo, vire à direita e suba a Fonte Fria. Ao cimo, vire à esquerda e suba os degraus até à ermida de Nª Srª da Assunção. À direita da ermida siga pelo caminho principal e siga-o até ao parque de estacionamento.
Fim do percurso 1.

Percurso Histórico 2 - Placas com losangos
Duração aproximada: 3h 00m

Percurso Histórico 2

Início do percurso 2:
Comece no quiosque junto ao Palace Hotel. Passe o pequeno parque de estacionamento e ao fundo à esquerda, está a capela da Madalena. Siga pelo caminho principal até à fonte Samaritana que representa uma passagem dos evangelhos (Jo, 4 ). As figuras foram retiradas em 1878 e postas a salvo. Suba os degraus à esquerda, ignorando outros caminhos. Vire à direita após o primeiro lanço de degraus e suba os seguintes até à ermida São José. Volte ao caminho, suba à varanda de Pilatos, à esquerda. Siga em frente pelo caminho principal e passará Pretório, P. Cruz às costas, P. 1ª queda encontro com a Virgem, subindo até P. Cireneu. Aqui vire à direita e suba, seguindo o sinal "cruz alta" até encontrar o P. Verónica. Continue em frente ignorando caminhos laterais. Chegará ao P. 2º queda e ao P. Mulheres de Jerusalém. Continue a subir para o P. 3ª queda até ao cruzamento. Aqui siga o sinal para o "calvário". Passe o P. Despojaram J. C. Das suas vestes, P. Pregaram J. C. À cruz e P. Descida da Cruz. Chegará à E. do Calvário. Suba os degraus para o P. Sepulcro. Aqui desfrute de uma vista espectacular. Tome o caminho principal à direita, e suba os degraus até ao miradouro da Cruz Alta (vista que não deve ser perdida). Volte aos degraus até ao cruzamento. Tome o pequeno caminho à direita, não os degraus. Suba o caminho, alguns degraus através de um pequeno portal, e depois atrevés da E. São João do Deserto. Desça desça os degraus ou siga pelo caminho (os degraus são muito íngremes e acabam por chegar ao caminho). Siga pelo caminho principal à direita. Ignore o da esquerda e siga até ao próximo cruzamento. Vire à esquerda e desça. No primeiro cruzamento vire à esquerda na direcção da E. de São Miguel que fica à direita. Continue pelo caminho principal à esquerda da E. de S. Miguel. Desça à direita para a E. Nª Srª Conceição, que fica à esquerda em frente ao armazém de lenha.
Fim do percurso 2

Percurso Histórico 3 - Placas com círculos
Duração aproximada: 1h 30m

Início do percurso 3:
O percurso começa na E. Nª Srª Conceição, em frente ao armazém de lenha. Suba a encosta pelo caminho principal. Vá sempre em frente até ao cruzamento. Tome o caminho da esquerda até às portas de Sula e atravesse-as. Passe o parque de estacionamento e siga pela estrada até ao monumento.
Percurso Histórico 3
Desça pelo desvio à esquerda, através de uma rua ladeada de sobreiros, até à estrada principal. Mesmo em frente está o
Museu Militar. Na fonte (onde se pode refrescar) vire à esquerda, atravesse a localidade e passe as Portas da Rainha. Suba as escadas à esquerda, imediatamente após a casa, vire à direita através do portal. Prossiga a direito, passe a E. de São Elias e vá até à fonte de São Silvestre. Suba as escadas à direita e siga. Ignore as escadas em ambos os lados, descendo até à estrada principal. Mantenha-se pela esquerda em direcção ao Hotel.